quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mel, seus filhotes e a Ortopedia Funcional dos Maxilares

Não faz muito tempo que nossa cachorrinha, a Mel, deu cria. Uma ninhada de cinco filhotinhos fofos de Cocker: três machos e duas fêmeas. Pois bem, passada a euforia do nascimento, logo percebemos que um deles tinha um pequeno problema – as patinhas traseiras quase não se mexiam.

Conforme ele ia crescendo, parecia que o defeito se agravava. Em compensação, era o que mais mamava. Mamava tanto que tinha o dobro do tamanho dos seus irmãos. Por isso e por ser de cor parecida, acabou sendo chamado de Mamão.
Mamão não precisava nem sair do lugar. Mel tinha tanto leite que o mesmo escorria direto para sua boquinha faminta. Com isso, ficava cada dia mais gordo e preguiçoso. E suas patinhas cada vez mais atrofiadas.
Quando sentiu que seus filhotes já estavam maiorzinhos, Mel decidiu retomar sua rotina e, paulatinamente, se afastava mais deles e por períodos cada vez maiores. Assim, quando queriam mamar, os cachorrinhos precisavam ir atrás da mãe para não ficar com fome. Mamão começou a ter dificuldades para se alimentar. Algumas vezes, conseguia se arrastar com as patas da frente até onde a Mel estava, outras vezes, tínhamos que ajudá-lo.
Assim foi, até que percebemos que se as coisas continuassem daquele jeito, Mamão precisaria sempre de algum tipo de “muleta” para sobreviver. Então tivemos uma idéia inusitada! Já que estimular ele a se arrastar com as patas dianteiras estava fazendo com que as traseiras funcionassem cada vez menos, por que não fazer o contrário: amarrar as patinhas da frente para que ele fosse obrigado a usar as de trás? E não é que funcionou! A necessidade de comer para sobreviver fez com que ele superasse seu pequeno defeitinho, recuperando a função das pernas e tornando-as fortes o bastante para aprontar poucas e boas por aí.
Taí uma forma fácil de entender o que significa a Ortopedia Funcional. Através de estímulos neuro-motores, muitas vezes realizados por meio de aparelhos, recuperamos a forma e a função das estruturas da face que possam estar atrofiadas devido a aspectos genéticos e/ou ambientais.
Atualmente, o aleitamento artificial em substituição à amamentação*, a introdução de hábitos orais deletérios (principalmente chupetas e mamadeiras), seguida por uma dieta de consistência pastosa e macia que não estimula a mastigação tem feito com que a boca (e demais estruturas oro-faciais) das crianças não se desenvolva perfeitamente e fique atrofiada tal qual a patinha do Mamão. Para corrigir este problema e restabelecer o equilíbrio, a estética e a saúde como um todo – a Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma ferramenta excelente!
Ah, e o Mamão? Vai muito bem, obrigada, e, claro, aprontando todas por aí.

*Desde 1991, a Organização Mundial de Saúde, em associação com a UNICEF, vem empreendendo um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
As recomendações da Organização Mundial de Saúde relativas à amamentação são as seguintes:
·         As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não se deve dar nenhum outro alimento complementar ou bebida.
·         A partir dos 6 meses de idade as crianças devem receber alimentos complementares e manter o aleitamento materno.
·         As crianças devem continuar a ser amamentadas até os 2 anos de idade ou mais.


Dez passos para o sucesso da amamentação,
segundo recomendações da OMS/UNICEF: 

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.
2. Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.
3. Informar todas as grávidas atendidas sobre as vantagens e a prática da amamentação. 
4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas de seus filhos.
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja por indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia. 
8. Encorajar a amamentação sob livre demanda (sempre que o bebé quiser).
9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10. Encorajar a criação de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

(Para mais informações consulte o site http://www.unicef.org/programme/breastfeeding/baby.htm )
   Segundo o Conselho Federal de Odontologia, a partir da Resolução CFO – 185/93, Ortopedia Funcional dos Maxilares é a especialidade que tem como objetivo tratar a maloclusão através de recursos terapêuticos, que utilizem estímulos funcionais, visando ao equilibrio morfo-funcional do sistema estomatognático e/ou a profilaxia e/ou o tratamento de distúrbios crânio-mandibulares, recursos estes que provoquem estímulos de diversas origens, baseados no conceito da funcionalidade dos órgãos.
P.S.: Dedico este texto ao professor Germano Brandão que, em meu primeiro contato com a Ortopedia Funcional dos Maxilares, tão bem a ilustrou com um exemplo semelhante, atiçando minha curiosidade e fazendo com que eu mergulhasse de cabeça nesta instigante especialidade. Isto se refletiu em toda a minha prática profissional e vida pessoal, questionando, quebrando paradigmas e  pesquisando sempre mais para exercer uma Odontologia coerente com as  necessidades mais básicas das crianças (como mamar, respirar, mastigar, falar...) e a busca da qualidade de vida que tanto almejamos para nossos filhos. Também a todo o grupo NEOM-RB (Núcleo de Estudos em Ortopedia dos Maxilares - www.neom-rb.com.br), à Dra. Gabriela Dorothy de Carvalho, autora do livro SOS Respirador Bucal - Uma Visão Funcional e Clínica da Amamentação; e ABONAM (Associação Brasileira de Odontologia Neonatal e Aleitamento Materno) pelo incansável trabalho na disseminação de conhecimentos tão importantes aos profissionais de saúde no que tange a prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações funcionais do Sistema Estomatognático.






Nenhum comentário:

Postar um comentário